De 2 a 6 de maio, o Sebrae promove, em todo o território nacional, a Semana do MEI (Microempreendedor Individual). Na região Sudoeste, estão programadas palestras, consultorias e oficinas gratuita aos microempreendedores com faturamento anual máximo de R$ 60 mil, nos municípios de Ampére, Barracão, Capanema, Chopinzinho, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco, Planalto, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste e Palmas. A regional Sudoeste do Sebrae/PR também programou atividades em União da Vitória, na Sala do Empreendedor do município, com consultoria e oficinas SEI nos temas Vender, Planejar e Controlar Meu Dinheiro.

Também faz parte do cronograma a realização do seminário “Use a Criatividade para Superar a Crise”, em Pato Branco (no dia 4 de maio, às 18h30, no auditório do Sebrae) e Francisco Beltrão (no dia 5, às 19h, no Centro Empresarial). Os eventos terão palestra com o consultor Heladio Balerini, de Cascavel. As inscrições para os seminários são gratuitas e exclusivas para os MEIs e podem ser efetuadas na Sala do Empreendedor de Pato Branco (telefone 3220-1591, com Rosiclei) e no Centro Empresarial de Francisco Beltrão (telefone 3523-7522, com Angela).

O consultor do Sebrae/PR e gestor do projeto de Empreendedorismo e Gestão, Alaxendro R. Dal Piva, conta que a 8ª Semana do MEI propiciará uma série de capacitações para os microempreendedores individuais da região. “Consultores do Sebrae/PR estarão atendendo nas Salas do Empreendedor instaladas em 11 municípios e mais União da Vitória. Nos outros 13 municípios com Sala do Empreendedor, o atendimento da Semana da MEI será feito pelos agentes de desenvolvimento”, detalha.

Alaxendro acrescenta que a 8ª Semana do MEI será uma oportunidade para aqueles que pensam em se tornar microempreendedores individuais. “Os interessados poderão tirar dúvidas e receber orientações técnicas, incluindo formalização, baixa e impressão de boletos. Também será o momento de conhecer as obrigações acessórias anuais da responsabilidade de ser empresário”, completa o consultor. A região sudoeste do Paraná conta com aproximadamente 20 mil MEIs, atualmente.

Atividades na região

O cronograma deste ano traz várias oportunidades para os microempreendedores individuais. Em Francisco Beltrão, por exemplo, haverá oficinas SEI Planejar e SEI Unir Forças, além de consultorias e do seminário. Em Palmas, estão programadas as oficias SEI Vender e SEI Controlar Meu Dinheiro. Para mais informações, os interessados devem procurar a Sala do Empreendedor de seus municípios.