A Justiça da 32ª Zona Eleitoral já iniciou a capacitação de aproximadamente 500 mesários convocados para atuar nas Eleições 2018, nos municípios de Coronel Domingos Soares e Palmas. Os treinamentos presenciais teórico e práticos são feitos  pelos servidores do cartório, abordando questões relativas ao funcionamento da sistemática eleitoral e possíveis situações que poderão enfrentar no dia das votações.

  • Compartilhe no Facebook

Ao todo, são 129 seções eleitorais na Comarca, que reúne 35.275 votantes, sendo 30.407 em Palmas e 4.868 no município domingossoarense.

Conforme o chefe de Cartório, Gustavo de Oliveira Arantes, foram montadas oito turmas em Palmas, já em andamento,  e uma em Coronel Domingos Soares, com treinamento marcado para o dia 22 de setembro.

Entre as atribuições do mesário estão a recepção ao eleitor, conferência da assinatura no caderno de votação e liberação da urna eletrônica para esse eleitor votar, garantindo o sigilo do voto e zelando pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação.

Aqueles que atuam durante as eleições, têm direito à dispensa do trabalho pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; Auxílio-alimentação para o dia da eleição; Vantagem de desempate em  concursos públicos, se houver previsão em edital, entre outros benefícios. Para os estudantes de ensino superior, é concedido certificado de horas complementares. “O serviço é obrigatório, e em Palmas ficamos impressionados pelo bom número de mesários voluntários”, disse ele. Informou que os mesários que não estejam se sentido preparado, mesmo com o treinamento, poderão receber orientações individuais no próprio cartório.