Na reunião semanal da Expobel, realizada na manhã de terça, dia11 de fevereiro, na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), os coordenadores do Comitê Gestor explanaram sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos. A abertura oficial já está definida: às 19h30 do dia 7 de março, em frente ao Centro de Eventos. “Em anos anteriores, a Expobel foi aberta às onze da manhã, meio dia. E muita gente não podia participar desse grande momento”, explicou Gervásio Kramer, secretário municipal de Assuntos Estratégicos. A cerimônia deve ter no máximo uma hora e meia.

Quanto às redes sociais, elas continuam impulsionando a visibilidade da exposição. Pode-se destacar ainda a troca de informações entre os usuários do Facebook e Twitter. Sérgio Luiz de Carvalho, proprietário da Ceicom Tecnologia Web, enalteceu os resultados. “São muitos acessos diários, isso faz com que cada notícia seja importante para o sucesso da feira.” O site oficial – www.expobel.com.br – vem sendo atualizado constantemente para que visitantes do Brasil e do mundo possam ficar informados sobre os últimos preparativos para a grande festa, que se encerra no dia 16 de março.

José Carlos Vieira, secretário de Urbanismo, convidou para evento durante a Expobel e falou da limpeza do Córrego Urutago. “Estamos tirando o lixo e fazendo reparos no Córrego. Lembramos que no dia 8 de março, um sábado, às 18h, acontece a 1ª Conferência Regional de Defesa Civil no auditório do Centro de Eventos.”

As condições de preparo e venda dos alimentos no Parque durante a feira foi analisada por Laudi Adanski, da coordenação do setor de Alimentação. “Tivemos uma reunião com a vigilância sanitária e mostramos nossa preocupação com a higiene geral. Está se articulando um sistema de pulverização para combater as eventuais moscas que podem estar nas lanchonetes e restaurantes.”

Setor agropecuário

Daniela Celuppi, secretária municipal de Desenvolvimento Rural, salientou sobre a valorização local dos produtores de leite. “Teremos mais de 20 expositores do setor leiteiro que são de propriedades aqui de Beltrão. Quanto às obras de construção do recinto de leilões e dos pavilhões vem ocorrendo dentro do planejado.”

Maciel Cumunello, presidente da Rural Leite, compartilhou da análise de Daniela. “Estamos realizando um sonho, que é expor mais animais aqui do município e da região Sudoeste do que de outros estados. Se somos a maior bacia leiteira do Paraná, temos que mostrar os nossos produtos.”

E a feira deste ano terá mais uma novidade. “A Associação Brasileira de Hereford e Braford fará uma degustação de carnes durante o leilão. Eles inclusive estão divulgando no site www.hereford.com.br a relevância à nossa exposição”, disse José Claudimar Borges, o Cláudio, da Sociedade Rural beltronense.

Conforme informações do site da Associação, “a proposta de incluir a Expobel no circuito de exposições que pontuam para o Ranking Nacional. De acordo com o presidente da entidade, Fernando Lopa, a inclusão da exposição deve aumentar a visibilidade das raças em solo paranaense, considerado estratégico para os criadores. Para Lopa, o Paraná é um mercado com grande potencial para as duas raças, e é importante levarmos genética de qualidade.”

Ingressos

Os ingressos continuam sendo vendidos no site www.expobel.com.br e nos seguintes pontos de venda:

Francisco Beltrão: Farmácia Farmaútil, Sobá, Copigil, Paulinho do Cachorro Quente e Ítalo Supermercado (Centro e Cidade Norte);

Marmeleiro: Posto Panda;

Salto do Lontra: Banca Contigo;

Ampére: Rádio Ampére;

Dois Vizinhos: Farmácia São João Center;

Realeza: Deck Lanches;

Dionísio Cerqueira (SC): Rádio Fronteira;

Barracão: Mercado Altas Horas;

Pato Branco: Letra Café. Os estudantes encontram os ingressos somente na Acefb (Rua Peru, nº 1.250, Bairro Miniguaçu, na entrada principal do Parque de Exposições) e também na Mori Promoções, (Rua Tenente Camargo, em frente ao Colégio Nossa Senhora da Glória, no Centro de Beltrão). A partir do próximo sábado, dia 15, os ingressos também poderão ser adquiridos no Calçadão da Matriz. A venda vai ocorrer em todos os sábados até o dia da abertura da Expobel e a programação oficial pode ser conferida no site da exposição.