Na tarde desta terça-feira (28) membros do Nughatur (Núcleo de Gastronomia, Hotéis e Turismo de Francisco Beltrão) debateram a respeito de duas alterações na legislação para bares, restaurantes, lanchonetes e afins. A reunião aconteceu na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB).  

Uma dessas alterações é um projeto de lei que está sendo votado na Câmara dos Deputados e que trata sobre a legalização da taxa de serviços de 10%, conhecida como gorjeta. Segundo o coordenador do Núcleo, Alencar de Conto, a taxa vai aumentar os custos para os estabelecimentos, diminuir em 30% o salário dos garçons e encarecer as refeições. “Não somos completamente contra essa lei. É a forma como ela sendo discutida que é temerosa”, afirmou o coordenador.

Outro assunto debatido foi a aprovação por parte da Assembleia Legislativa da lei que obriga a especificação e divulgação da quantidade de calorias nos cardápios de bares, hotéis, restaurantes e similares. Segundo Alencar, os estabelecimentos terão de contratar nutricionistas para fazer o cálculo das calorias, o que geraria ainda mais gastos. “Os estabelecimentos têm 180 dias para se adequarem à nova lei. Sem dúvida que é uma boa prática, mas vai estourar em mais custo. Temos que aguardar com tranquilidade para ver como tudo vai proceder”, frisou.

Alencar lembrou que essas alterações vêm num momento em que as pessoas estavam fazendo mais refeições fora de casa.

Promoção do Dia dos Namorados

Durante a reunião desta terça-feira, os participantes do Nughatur trataram também sobre a promoção do Dia dos Namorados, que acontece até o dia 12 de junho. No dia 13, quinta-feira, será feito o sorteio de uma viagem para Foz do Iguaçu, com duas noites de hospedagem, como primeiro prêmio; o segundo prêmio será R$1.300,00 para consumir nas empresas participantes e o terceiro será R$350,00 para também consumir nas empresas participantes.

Para participar da promoção, as pessoas devem consumir qualquer produto dos estabelecimentos pertencentes ao núcleo, preencher o cupom e depositá-lo nas urnas.

Os estabelecimentos comerciais pertencentes ao núcleo são os seguintes: Pizzaria Luthi, Restaurante Kasa Nostra, Churrascaria Marabá, Churrascaria Pampeana, Forna Telly, Restaurante Pequim, Restaurante Ítalo, Vêneto, Armazém Brazuka, Cristal Palace Hotel, Francisco Beltrão Palace Hotel, Brum Bistrô, Estação Londres Agência de Viagem e Turismo e Microcervejaria Schaf Bier.