O Ministério da Educação (MEC) liberou na noite de ontem (13) a consulta individual das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 para os mais de 6,1 milhões estudantes que fizeram as provas. Eles podem acessar sua nota na página enem.inep.gov.br ou no site sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.

De acordo com o MEC, as médias em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio caíram 7,3% e 9,7%, respectivamente, em relação ao Enem do ano anterior. Mais de 529 mil candidatos tiraram nota zero em redação, e apenas 250 obtiveram a nota máxima (1.000 pontos).

Com a pontuação em mãos, os candidatos poderão concorrer às mais de 205 mil vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta às vagas já está disponível no site do programa. As inscrições serão abertas entre os dias 19 e 22 deste mês.

O Campus Palmas do Insituto Federal do Paraná disponibilizará 43 vagas para 11 cursos superiores. No dia 23 acontece a divulgação dos classificados no Processo Seletivo da Insituição, em que mais de 500 alunos deverão ingressar na instituição federal.

Além do SISU, os candidatos também podem participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni), Financiamento Estudantil (Fies), Sisutec, Ciências sem Fronteiras e utilizar a nota do Enem para certificação do ensino médio.