por Ivan Cezar Fochzato

 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Coronel Domingos Soares – CMDR realizou,na última semana, reunião com os agricultores locais. O encontro contou com a participação do representante do MDA(Ministério do Desenvolvimento Agrário), José Leitão e do representante do escritório regional da Emater, Hilário João Caglioni.

Na pauta do encontro foram abordados temas como controle e fiscalização da emissão de DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf. Também foi feita a prestação de contas da distribuição do calcário aos pequenos agricultores.

 

De acordo com Leitão, o DAP, é um documento que identifica o agricultor e o torna habilitado a tomar crédito na linha de financiamento do Pronaf, além de outras políticas públicas existentes no MDA e fora, que também utilizam a DAP, que é emitido pela Emater e sindicatos e fiscalizado pelo Conselho de Desenvolvimento Rural do município.

 

Ainda conforme ele, nos últimos doze anos a agricultura familiar vem passando por um considerável crescimento e fortalecimento, tendo maior possibilidade de acesso a crédito, com juros baixos, condições adequadas de pagamento, e uma série de políticas de proteção à atividade de produção agropecuária.

 

Para o diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Jová Eugênio Vieira, as reuniões do CMDR são muito importantes, pois fortalecem ainda mais o setor rural domingosoarense, onde os produtores buscam dialogar e se unir para buscar melhores condições de trabalho e renda.