Por Evandro Artuzi

Produtores de leite estarão reunidos nesta sexta-feira (27/07), pela manhã, em Marmeleiro no departamento de agricultura. Na pauta de discussões está o programa de controle leiteiro, implantado em março desse ano, que atende atualmente 12 produtores do município, com incentivos para o melhoramento da genética e da produção de leite nas propriedades.

 

O programa é uma parceria com a Associação Paranaense da Raça Holandesa, mas está aberto ao ingresso a detentores de qualquer raça, desde que ligada a produção de leite, adiantou o diretor do departamento de agricultura Gilmar Garbin, em entrevista a Onda Sul FM, de Francisco Beltrão, na manhã desta quinta-feira (26/07). Conforme ele, na reunião será feita uma avaliação desses primeiros meses e discutida a ampliação do programa, cuja expectativa é encerrar 2012 com 25 produtores participantes.

 

O programa fornece dados sobre produção, higiene, qualidade, doença, ou seja, todo histórico de cada animal, sabendo até qual animal é produtivo e qual pode ser eliminado. A contra partida do agricultor é disponibilizar a propriedade para o programa e um custo de apenas R$ 1,50 por animal mês.