Por Evandro Artuzi
Com uma área territorial de 388,86 Km² e uma população estimada de 13.918 habitantes, segundo dados do IBGE, Marmeleiro foi elevado à categoria de município em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual nº 4.245, desmembrado dos municípios de Clevelândia, Pato Branco e Francisco Beltrão.

Já a instalação do município aconteceu no dia 25 de novembro de 1961, quando assumiu o primeiro prefeito Assis Gabriel Bandeira. A colonização no município foi efetivada por Arthur Lemos, do Departamento de Terras do Paraná, que fez propagandas das terras férteis na região. As primeiras famílias chegaram ainda em 1935, conforme relato histórico.

Na década de 40, uma empresa de Carazinho (RS) adquiriu uma grande área de terras e fornecia madeira e terrenos para construção de casas, com a condição que os colonos fixassem residência no povoado. O nome do município se originou pela grande quantidade de árvores de Marmeleiro existentes às margens do rio, que leva o mesmo nome, explicou o diretor do departamento de educação e cultura, Paulo Henrique Schwalm.

Para comemorar esses 51 anos de emancipação político administrativa, uma grande festa está sendo organizada pela administração municipal. Será neste sábado (24/11), véspera do aniversário, na Praça Central. A comemoração inclui a abertura da programação de Natal, sorteio de prêmios, distribuição de doces e show nacional com a dupla Kaco e Marcela.