Por: Francione Pruch

 

Iniciou na noite de sexta-feira (27) em Manguerinha, a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná. No município participam mais de 1.400 atletas de 15 cidades do sudoeste de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco. O evento começou às 20h com o desfile das delegações, pronunciamento de autoridades e apresentações culturais.


Os jogos chegam à sua 59ª edição com o título de maior competição escolar do Brasil. Para o Prefeito de Mangueirinha, Albari Guimorvam Fonseca dos Santos, diz que vários investimentos foram realizados na área de esportes e isso possibilitou que o município recebesse grandes eventos, “vários investimentos foram feitos no departamento de esportes, como recuperação de ginásios, gramas, pinturas, equipamentos esportivos, enfim, tudo o que se pensar em esportes nós revolucionamos”.


Os jogos escolares é um evento que o governo vem trabalhando desde o início do ano. Segundo o Coordenador Geral da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná. Écio verona, é a oportunidade para os atletas mostrarem seu talento, “um evento principalmente para criança, para o estudante que está começando a aparecer no esporte é a oportunidade de mostrar o seu talento.”


Os municípios que recebem a fase regional dos jogos são: Almirante Tamandaré, Rio Negro, Brasilândia do Sul, Engenheiro Beltrão, São Jorge do Oeste, Medianeira, Reserva do Iguaçu, Pinhalão, São Pedro do Ivaí, Mandaguari, Ivaí, Mangueirinha, Palmital, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória recebem mais de 10.000 atletas para disputa das modalidades de basquete, atletismo, handebol, vôlei, futsal, xadrez e tênis de mesa.