por Ivan Cezar Fochzato(com assessoria)

 

Oitenta famílias de Mangueirinha já iniciaram as atividades do programa do governo estadual, Familia Paranaense, que é gerenciado pelo município e tem por objetivo emancipar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Estão sendo realizadas ações nas áreas de segurança pública, habitação, titulação da terra, pavimentação, melhoramento da rede de água e esgoto, complementação alimentar, oferta de insumos e incentivos para estimular a agricultura familiar. Além disso, as famílias também estão sendo incentivadas a conseguir um lugar no mercado de trabalho a partir da realização de cursos de qualificação profissional.

Além de já estarem sendo beneficiadas de acordo suas necessidades, elas também participam de palestras e cursos de qualificação, pois segundo Fabiana, as famílias precisam cumprir com uma série de determinações para que o programa obtenha o resultado esperado.

De acordo com a diretora do departamento de Assistência Social, Fabiana Denardin, a intenção é que no final de dois anos, que é o tempo de permanência no programa, as famílias se mantenham sozinhas. Também anunciou que até o final do ano a intenção é ampliar o número de famílias atendidas para 170.