Ontem, 07, o major Luiz Fernando Coradini, 35, assumiu o comando do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão. Ele é natural de Porto Alegre e estava atuando no Rio de Janeiro. O major Coradini é o 22º comandante da corporação, na cidade. A cerimônia foi acompanhada por autoridades, empresários e liderança no pátio de formaturas do batalhão.

Coradini substitui o major Carlos Ramos, que agora vai para o Centro de Operações Terrestres (Coter) do Exército em Brasília. Ramos ficou dois anos no comando do 16º Esquadrão e, emocionado, agradeceu seus superiores pela “confiança”, à sociedade beltronense “pelo acolhimento”, seus subordinados pelo empenho nas operações e à família.

Antes da formatura de transição do comando, presidida pelo general Paulo Roberto Oliveira, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, major Ramos teve sua foto imortalizada na galeria de comandantes do pavilhão de comando do quartel, ao lado do major Gustavo Daniel Coutinho do Nascimento, seu antecessor.

Major Ramos e Major Coradini foram colegas na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na qual se formaram com apenas um ano de diferença (Ramos é de 2000; Coradini, de 2001). Ambos também trabalharam juntos no 8º Esquadrão de Porto Alegre. Coradini traz a Beltrão a experiência de quem já atuou em países como a Costa do Marfim, Haiti e França.