Mais de 800 alunos da rede municipal que cursaram o 5° ano em 2015 e participaram do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência se formaram essa semana em solenidade no Ginásio de Esporte Monsenhor Engelberto em Palmas, sul do Paraná.

O programa é desenvolvido no município há vários anos em parceria com a Polícia Militar através da Patrulha Escolar e Departamento de Educação. Durante o evento os alunos foram homenageados e os que ao longo do ano destacaram nas atividades, receberam prêmios.

A solenidade contou com a presença dos pais que foram animados pelos instrutores do PROERD, representantes do Executivo, Legislativo, OAB, Polícia Militar, professores e instrutores.

Segundo o soldado Rocha, instrutor do programa no município, as atividades retornaram em 2016 “no próximo ano vamos nos organizar para atender também as escolas particulares” destacou ele.

O PROERD

O PROERD chegou ao Paraná no ano 2000 e no ano 2001 foi implantado no município de Cornélio Procópio, ocasião em que foram formados 320 Proedianos no primeiro semestre. O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos.

O Proerd é desenvolvido nas Escolas por Policiais Militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas.

Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas. O programa começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros.