O encontro regional do PSC, em Pato Branco, no último sábado, dia 15, reuniu um público de mais de mil pessoas para acompanhar o lançamento da pré-candidatura de Guto Silva a deputado estadual. Para o evento, o PSC recebeu partidários e simpatizantes de pelo menos 15 municípios do sudoeste do Paraná, além da presença do senador Àlvaro Dias (PSDB), os secretários de estado Edson Casagrande e Ratinho Junior, e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Vadir Rossoni.

Emocionado com a receptividade regional, Guto falou de sua pré-candidatura, antecipou que precisa passar seu nome pela aprovação nas convenções, e agradeceu o apoio da comunidade sudoestina e das lideranças presentes no evento. “Não planejei ser político, aconteceu! Hoje, entendo a minha vocação e o porquê de tanto me pedirem para entrar na política. Quero construir um projeto de coração aberto e continuar fazendo um trabalho sincero e honesto, sem me apega a picuinhas politicas e partidárias, quero somar, construir, participar”, disse Guto Silva.

Emocionado com a receptividade e carinho regional, Guto disse ainda que após as convenções, irá apresentar uma pauta de trabalho. “Hoje, agora, é um momento de construção interna, de diálogo dentro do partido, sou apenas um pré-candidato, nada oficial, após as convenções de junho, aí sim, poderemos falar com mais propriedade e trazer pautas mais concretas, mas o que podemos dizer é que nosso trabalho junto aos pequenos municípios só tende a crescer e melhorar”, firmou Silva.

Promessa

Apontado como uma das grandes revelações da política estadual na última década, Guto Silva foi elogiado pelo senador Àlvaro Dias e pelo deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni. “O Guto é uma força política jovem que surge no nosso estado em um momento onde o descrédito com a política nacional é intensa. Garotos como o Guto Silva que precisamos ao nosso lado para resgatar os valores e o propósito de uma política justa e que leve nossa nação ao desenvolvimento social e econômico merecido”, disse o senador Alvaro Dias.

Já o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, foi enfático em destacar o potencial político de Guto Silva. “É um menino de ouro, uma pérola para a política paranaense. Eu sempre digo a ele que meu caminho na política está mais para o fim do que para o meio, mas ele não, ele está começando uma bela caminhada, uma trajetória política memorável”, garantiu.

O secretário estadual para assuntos estratégicos, Edson Casagrande, foi objetivo ao definir Guto Silva como político.”É uma liderança nata,habilidosa. Não é o Guto que precisa ser deputado estadual, é o Paraná que precisa de um deputado como o Guto Silva e digo isso sem receio, pois temos aqui um jovem competente e digno de representar seu povo na política”, disse Casagrande.

Marcelo Cattani, secretário da comunicação, foi habilidoso com as palavras e valorizou as características técnicas de Guto Silva. Já o secretário de desenvolvimento urbano e presidente estadual do PSC,  Ratinho Junior, valorizou Guto, a quem chamou de amigo e companheiro. “É um fato que surgiu aqui uma grande amizade acima de tudo. Somos jovens, temos ambições e sonhos parecidos, projetos e vontades de realizar que se somam, está sendo um grande prazer para mim trabalhar ao lado de um amigo e companheiro como o Guto Silva”, disse Ratinho.   

Saída do governo

No próximo dia 26, em Curitiba, Guto Silva realiza uma coletiva de imprensa para anunciar sua saída do governo Beto Richa, onde ocupa, desde 2012, o cargo de subchefe da Casa Civil. “Para mim foi uma honra ocupar o cargo que foi ocupado pelo pai do Beto Richa , o ex-governador José Richa, em seu início na política. Tenho certeza de que cumpri meu papel, dei o meu melhor e sigo agora para uma nova caminhada com alegria e  o coração aberto, com muitas ideias e também atitudes”, concluiu Guto Silva.