Em busca de cuidados com a saúde, mais de 1200 homens do munícipio de Ampére participaram das atividades do Agosto Azul promovidas neste sábado, 02, pela Secretaria de Saúde.  Durante todo o dia, a Unidade de Saúde da Família Dr. Clovis Scomparim esteve lotada para a coleta de exames para prevenção do câncer de próstata.

A campanha foi direcionada a homens a partir dos 40 anos. “Nossa campanha foi realmente um sucesso. Um total de 1216 exames realizados. A população masculina entendeu que a importância da prevenção e realmente compareceu ao posto de saúde”, afirma a Secretária de Saúde, Orildes Bortolomedi.

Nos próximos dias, os resultados ficarão prontos e os exames que apresentarem alguma alteração serão encaminhados para tratamento. “Por meio do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é possui detectar o problema ainda no início e, dessa forma, iniciar o tratamento o mais rápido possível”, diz.

Além dos exames, também foram promovidas palestras informativas e avaliações odontológicas. “Conversamos sobre algumas doenças que acometem os homens e que normalmente eles não conhecem. Fale-se muito de diabetes, colesterol e pressão alta, por exemplo, mas existem inúmeras outras doenças. Nosso objetivo foi orientá-los para que possam identificar o problema precocemente e buscar o serviço de saúde”, afirma a enfermeira Gláucia Sartori Maier, palestrante do evento.

Entre os dias 18 a 22 de agosto, também serão promovidas consultas agendadas com horários diferenciados. As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 16h às 20h para atendimento médico, orientações com as profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vacinação, testes rápidos, avaliação odontológica e atualização de cadastro e cartão SUS.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Os principais fatores de risco associados ao câncer da próstata são: idade maior ou igual a 50 anos e histórico familiar. Os sintomas mais frequentemente são: dificuldade ao urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite e dor ao urinar.

CAMINHADA

As atividades do Agosto Azul, mês destinado à saúde do homem, iniciaram no dia 31 de julho com uma caminhada. O evento contou com a participação da população masculina, profissionais da saúde e autoridades municipais. A realização da caminhada foi iniciativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para incentivar a adesão à campanha.