por Alencar Pereira
 
 
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia que cuida dos benefícios previdenciários, ou seja, aposentadoria, pensões, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros. Em muitas cidades pequenas, os benefícios do INSS movimentam a economia.
 

Hoje o INSS agência de Palmas Paraná, faz por mês aproximadamente 2 mil e 300 atendimentos, mas de 100 por dia, com uma estrutura ampla e um quadro de funcionários de quatro servidores, dois peritos médicos e três estagiários, ela se destaca perante a alguns municípios da região sudoeste, ficando atrás somente de Pato Branco e Francisco Beltrão.

 

Segundo o gerente Laurindo Zanatta Junior, o maior problema da agência no momento são os pedidos de benefício assistencial ao portador de deficiência, ele argumenta que devido à situação de vulnerabilidade social das pessoas muitos buscam o benefício, embora muitas vezes sem o real direito de telo. Ele explica que o beneficio é direcionado ao portador de deficiência que tem uma renda per capita inferior a um quarto  do salário mínimo, ou seja, que ganhe durante todo o mês menos de R$140,00.

 

Hoje não só os empregados com carteira assinada se beneficiam do INSS. Explica Zanatta   que o autônomo que recolhe sua contribuição através do carnê também tem direito assegurado. Segundo ele mesmo uma pessoa física que nunca tenha recolhido um centavo de contribuição para a previdência, porém sempre exerceu atividade remunerada e contribuinte como autônomo poderá se aposentar, desde que recolha com os devidos encargos durante o período de 30 anos e comprove a atividade profissional.

 

O INSS de Palmas tem uma característica diferenciada em função da estrutura sócio econômica da população tornando-se o órgão para alem de agencia um instrumento de inclusão social, visto que aproximadamente 57% da população são carentes e dependentes do órgão. Confira em áudio