Estimativa ELEITORADO 2014iste-page-001
  • Compartilhe no Facebook

(Clique para ampliar)

Mais de 456 mil eleitores deverão ir às urnas no sudoeste do Paraná para elegerem os deputados estaduais, federais, senador, governador e presidente da República no dia 05 de outubro. O eleitorado representa 74% da população total da região e 5,8% de todo o eleitorado do Estado, que hoje compreende em torno de 7,86 milhões de votantes.

O maior eleitorado é o de Francisco Beltrão, com 60.093 cidadãos aptos ao voto, seguido de Pato Branco com 55.380. Em Palmas, 28.755 eleitores deverão votar neste ano. Em comparação às eleições de 2010, o número de votantes em Palmas apresentou um aumento de 5,2%. O município palmense representa 6,3% dos eleitores do sudoeste, o que equivale à soma do eleitorado dos 9 menores colégios eleitorais da região. Dois Vizinhos é o quarto, com 28.664 eleitores. Esses quatro municípios, abrigam 37,88% dos eleitores da região. (Veja no box ao lado)

Já os municípios da microrregião de Palmas – Palmas, Coronel Domingos Soares, Clevelândia, Honório Serpa e Mangueirinha -, contam com um total de 66.109 eleitores, cerca de 14,5% do eleitorado do sudoeste.

Abstenção

Um dos problemas constatados durante o processo eleitoral em Palmas, é a abstenção de votos, ou seja, o elevado número de eleitores que não comparecem às urnas. Nas eleições de 2010, mais de 6 mil, o equivalente à 24,4% do eleitorado palmense não votaram.

Números das 3 últimas eleições
  • Compartilhe no Facebook

Números das 3 últimas eleições

Outro ponto discutido pelas lideranças do município diz respeito à pulverização dos votos. Em 2010, 641 nomes disputaram uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Desses, 148 candidatos arrecadaram aproximadamente 19,2 mil votos em Palmas. Dos 54 deputados estaduais eleitos, 40 receberam pelo menos um voto do município. Juntos os eleitos conseguiram mais de 4,7 mil votos. Ou seja, os palmenses depositaram mais de 14,4 mil votos em candidatos que não foram eleitos ou apenas assumiram a suplência do cargo.

Para o cargo de deputado federal, 337 agentes concorreram naquele ano. Os eleitores de Palmas distribuíram os seus votos entre 121 candidatos, totalizando 18.826.  Os 30 deputados eleitos tiveram votos no município. Entretanto, cerca de 9,9 mil votos foram para nomes que não alcançaram a tão sonhada e cobiçada vitória nas urnas.

A questão é um dos eixos debatidos pelo Movimento Palmas Desenvolvida (MPD), organismo que reúne representantes de vários segmentos da sociedade local; poder público – Executivo e Legislativo e voluntários. Dentro desse projeto, foi elaborada a Carta de Palmas, em que foram elencadas ações estratégicas para o desenvolvimento do município. Dessa forma, busca-se o comprometimento dos atuais concorrentes eleitorais com a população palmense.

Na carta, que está sendo apresentada ao candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, é proposto que os futuros deputados se comprometam com intervenções políticas para contemplação das reivindicações apresentados ao futuro governo do estado. Além disso, ações para que o município seja beneficiado com uma Vara da Justiça Federal; Casa Familiar Rural; Transferência do controle da Codapar para o setor produtivo local; rodovia alternativa ligando o PR, SC, RS a partir de Palmas. Por outro aspecto, o prestação de contas do mandato, como Deputado às lideranças e sua base de apoio local, anualmente.

O Movimento Palmas Desenvolvida definiu que as manifestações de comprometimento serão assinadas quando da visita dos candidatos ao município e que deverão ser indicados por partidos políticos locais ou através de significativos grupos ou segmentos da sociedade.

O Movimento destaca que ao construir conjunta e democraticamente as propostas, está convicta de que os candidatos que a esta manifestarem-se positivamente estarão decididamente dispostos e conscientes de suas responsabilidades com os princípios da governabilidade e ininterruptamente preocupados e compromissados com os anseios e projetos do município de Palmas. O MPD incentiva à população para que procure se informar sobre quais os candidatos assumiram o compromisso e assinaram a Carta de Palmas.