Por Larissa Mazaloti

 

No início da tarde desta terça-feira (16) a secretaria municipal de Educação de Francisco Beltrão entregou às 21 escolas e os 13 centros de educação infantil (creches), um total de 14.250 novos livros. Há quatro anos, desde que começou no município o Projeto de Literatura, anualmente, um investimento na casa dos R$ 134 mil é feito para ampliar e renovar o acervo das bibliotecas escolares.

 

A aquisição foi feita através do PNAE (Programa Nacional de Assistência ao Ensino),que é uma organização dedoze empresas privadas, que em parceria com diversas editoras e distribuidoras de livros do Brasil, leva literatura aos municípios, com um preço mais acessível. O PNAE tem sede em Passo Fundo e atende a 80% das cidades brasileiras. De acordo com o representante, Marcos Cezar Pabst, autores como Ruth Rocha, Ziraldo, ana Maria Machado e Maurício de Souza entre outros, chegam aos alunos e alunas para incentivá-los a ler com qualidade.

 

O PNAE apresenta à secretaria de Educação a relação de títulos e a equipe pedagógica do município faz uma seleção criteriosa de quais são os livros necessários e adequados ao trabalho que é realizado pelos professores de literatura. Depois deste processo, um pregão eletrônico define a compra.

 

Amanhã, mais informações no Onda News (das 7h10 às 10h), pela Onda Sul FM (PARA OUVIR ON LINE)