O Personal Trainer Magnus de Sousa, esteve nos estúdios da Rádio Onda Sul FM, nesta manhã de terça-feira (30). O profissional comentou e esclareceu as dúvidas dos ouvintes, que diariamente enviam mensagens com temas a serem abordados.

Meu condicionamento físico é péssimo, não tenho resistência nenhuma e queria fazer uma excursão que tem bastante trilhas com caminhadas e que precisa até de atestado médico para se inscrever. Será que eu consigo melhorar meu condicionamento físico até metade de julho?

O profissional inicia comentando que os atestados médicos citados pela ouvinte, são cada vez mais comuns e o motivo principal seria o fato de que muitos lugares exigem a caminhada como única forma de locomoção. “Isso que você está relatando aqui, sobre atestado médico, tem se tornado muito comum. Eu tenho recebido alguns clientes com a mesma preocupação que você, já que algumas atividades e alguns lugares exigem bastantes do condicionamento físico e contam até com médicos nos locais, porque geralmente não tem como ter um meio de locomoção a não se caminhando. ”

(Imagem Ilustrativa)
  • Compartilhe no Facebook

(Imagem Ilustrativa)

Sobre a preparação para a viagem, o profissional explica que a ouvinte pode conseguir uma melhora no condicionamento físico, porém, o curto período de preparação não será suficiente para obter resultados tão expressivos. “Até  metade de julho, com certeza você vai melhorar. O que eu não posso prometer é que você vai estar no ápice da sua condição física, ou vai estar plenamente bem condicionada. O que vai acontecer é uma pequena evolução gradativa. Não posso prometer a você que, no teste de esteira por exemplo, o cardiologista vai chegar e vai falar para você: ‘olha, você está liberada, que você está bem fisicamente para fazer sua viagem’. O que ele vai atestar é se a sua condição cardíaca permite que você faça um esforço o qual não acarrete em nenhum problema. ”

Magnus destaca a importância de programar um período maior para a preparação física, visto que em média 10 semanas são necessárias apenas para a adaptação ao exercício. “É importante sempre contar com uma programação antecipada, desse modo, será mais fácil atingir os resultados esperados. Então, a minha dica para você é começar imediatamente seu condicionamento, procurar um profissional da área para que possa lhe prescrever e fazer o acompanhamento do exercício físico. Agende sua consulta e faça uma boa viagem, claro que sem exageros.”

Confira o áudio na íntegra: