por Ivan Cezar Fochzato

 

O governador do Paraná, Beto Richa, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni(PSDB )receberam na manhã de quarta-feira (05) uma comitiva de empresários e lideranças políticas e sociais do município de Palmas. O ato também contou com a presença do prefeito eleito de Palmas, João de Oliveira (PMDB), de seu vice, Nestor Milita (PTB) e ainda do prefeito eleito de Coronel Domingos Soares, Valdir Vaz(PP).

width=235
  • Compartilhe no Facebook

No Palácio Iguaçu, a ACIPA (Associação Comercial e Empresarial de Palmas) apresentou uma série de reivindicações ao governador, dentre as quais, a participação do governo do estado para as melhorias no Aeroporto de Palmas que encontra-se interditado, pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), desde o final de 2011, por necessidade de melhorias em sua estrutura. A medida vem de encontro, principalmente, às necessidades dos empresários do setor madeireiro que muito o utilizam.

 

Também foi solicitada  a garantia e agilização do projeto de pavimentação asfáltica entre Palmas e Coronel Domingos Soares, também foi cobrada pelas lideranças locais.Outro pedido formulado no foi sentido de que possam ser implantados novos parques eólicos nos Campos de Palmas, mas no lado paranaense, a exemplo do que ocorre já na parte catarinense, no município de Agua Doce. Na ocasião o governador Beto Richa disse que já há estudos nestesentido por parte da COPEL e sinalizou aos presentes no encontro que pedirá agilidade no andamento do Projeto.

 

A ACIPA também solicitou investimentos do governo no estado para a construção de barracões para implantação de novas unidades produtivas no município. Outra preocupação do empresariado está relacionada a necessidade de construção de um trevo na PR 449, para facilitar para acesso de caminhões ao Parque Industrial de Palmas.

width=235
  • Compartilhe no Facebook

A construção de um Centro de Eventos para a realização de grandes eventos em Palmas também constou da lista de pedidos, bem como a participação do governo paranaense na construção de um centro de Convivência para a terceira idade do município.

Na condição de futuro prefeito do município, João de Oliveira, reforçou o pedido apresentado pelos empresários e disse estar confiante no governo do estado, em torno das reinvindicações. Já o prefeito eleito de Cel. Domingos Soares, Valdir Vaz, aproveitou para pediu que fossem n autorizadas as construções de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) no estado do Paraná, visto que em seu município há pelo menos três unidades já projetadas para serem construídas.

 

.
O governador Beto Richa, destacou que dará atenção especial as reivindicações apresentadas e explicou que o governo paranaense deve iniciar uma nova fase, a partir de agora, com a aplicação de 12 bilhões de reais em várias frentes. Conforme ele, a Comissão de Assuntos Econômicos, do Senado está avaliando o empréstimo internacional pretendido pelo governo do estado para serem aplicados em todo o estado do Paraná. Salientou Beto Richa, que nos dois primeiros anos de seu governo priorizou ações de cunho administrativo visando sanar a contas do estado que agora possibilitarão novos investimentos.

 

DEPUTADO ROSSONI

Por sua vez, o deputado Valdir Rossoni, disse que na condição de representante dos dois municípios, considerou a união de forças políticas e empresariais de Palmas e Coronel Domingos Soares, uma medida inteligente no sentido de buscar de forma conjunta as ações do governo do estado.” Vejo como inteligente a decisão tomada de unir forças entre os que ganharam e os que perderam no pleito eleitoral para defender os interesses de Palmas, disse Rossoni. Garantiu empenho junto ao governador para que as reinvindicações sejam atendidas. “Vou usar de todas as minhas forças para ajudar o município de Palmas e de Coronel Domingos Soares”. Defendeu um amplo entendimento para que seja possível dar andamento ao que é necessário para o desenvolvimento da região.

width=225
  • Compartilhe no Facebook

O presidente da Assembleia, Rossoni argumentou que mesmo que seus candidatos a prefeitos tenham perdido as eleições em Palmas e em Coronel Domingos Soares, Mauro Correa de Almeida e Hilário Andraschko, respectivamente, continuará mantendo relação de amizade, mas espera que estes entendam que agora é necessário pensar nos dois municípios, não importando quem seja o prefeito. “Eles vão continuar meus amigos, compreendendo e torcendo pelo nosso trabalho tenha bons resultados”, destacou Rossoni

Os empresários de Palmas deixaram o encontro no Palácio Iguaçu bastante satisfeitos pela disposição demonstrada pelo governo do estado em atender as demandas apresentadas. O empresário Francisco Putton, disse que o encontro foi bastante positivo, principalmente pela forma que o governador Beto Richa e o presidente da Assembléia, Valdir Rossoni, os recebeu estabelecendo um diálogo franco com as lideranças dos dois municípios.