Os leitores do RBJ já decidiram em quem irão votar nas eleições de 5 de outubro. É o que aponta enquete realizada entre os dias 29 de agosto e 17 de setembro e que contou com a participação de 5.977 votantes.

Respondendo à pergunta : “Você já decidiu em quais candidatos irá votar nas eleições de 5 de outubro?”, 45% (2.710) dos participantes afirmaram que já têm os seus candidatos. Outros 27% (1.610) alegaram que ainda não escolheram em quem irão votar. Os indecisos totalizaram 6% (350) e os eleitores que ainda acham que é cedo para definir os seus representantes são cerca de 3% (156).

Outros 10% (620) já escolheram o seu candidato à presidência da República. Já os que têm o seu candidato ao Governo do Estado são cerca de 5% e outros 4% escolheram somente os seus candidatos à deputado.

Nesse ano, os eleitores escolherão deputados estadual e federal, senador, governador de Estado e presidente da República. No Paraná, 295 pessoas concorrem ao cargo de deputado federal e 738 à deputado estadual. Para o cargo de senador, oito estão na disputa.

O governo do Estado é pleiteado por oito candidaturas: Bernardo Pilotto (PSOL), Beto Richa (PSDB), Geonisio Marinho (PRTB), Gleisi Hoffmann (PT), Ogier Buchi (PRP), Roberto Requião (PMDB), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Tulio Bandeira (PTC).

Já a presidência do Brasil é disputada por Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Marina Silva (PSB), Mauro Iasi (PCB), Pastor Everaldo (PSC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU).