Realizado no último sábado (06), o 1º Leilão de Gado de Leite de Palmas, sul do Paraná, movimentou mais de R$ 270 mil na comercialização de cerca de 110 animais que foram à pista de arremate. O evento promovido pela Associação dos Produtores de Leite (Palmas Leite) e Departamento municipal de Agricultura, contou com a presença de criadores de toda a região.

De acordo com o diretor do departamento, Edson Cassaniga, o leilão superou as expectativas da organização, ressaltando a qualidade dos animais comercializados, citando o exemplo de uma novilha, vendida pelo valor de R$ 14 mil. “Isso mostra o valor genético dos animais que estão se desenvolvendo em Palmas.”, destacou.

Na oportunidade também foram realizadas homenagens aos pioneiros da cultura leiteira no município. Segundo Cassaniga, essa foi uma forma reconhecer o trabalho desses produtores. “Há 30, 40 anos atrás eles já produziam leite, entregando na cidade de bicicleta, de carroça, à cavalo, tirando o sustento para as suas famílias.”, contou. Além disso, Cassaniga destacou a força que a produção leiteira de Palmas está desenvolvendo e dessa forma, possibilitando aos criadores, melhor renda e melhores condições de vida no campo.

Sobre a realização de uma segunda edição do evento, Cassaniga informou que o assunto já está sendo discutido juntamente com a Palmas Leite, indicando que, em virtude dos bons resultados obtidos, o evento deverá se tornar, em breve, referência regional no setor leiteiro.