Na primeira semana do mês de junho será comemorada a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos. A lei 18952/2017, proposta pelo deputado estadual Reichembach (PSC), foi sancionada pelo governador Beto Richa e já está em vigor.

Durante a referida Semana acontecerão, em locais previamente divulgados, palestras, debates e painéis com especialistas, técnicos, bem como atividades voltadas para os cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes domésticos com idosos.

Wilmar Reichembach (PSC) é o autor do projeto. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Wilmar Reichembach (PSC) é o autor do projeto. Foto de divulgação

Para Reichembach, a prevenção de acidentes é fundamental, e pode ser feita a partir de atitudes simples. “Com o envelhecimento do corpo, é natural que as funções motoras fiquem menos aguçadas, além de menor força física e diminuição dos reflexos, o que faz com que os idosos fiquem suscetíveis a acidentes, e consequentemente necessitem de maiores cuidados”, afirma. A lei reforça cuidados com possíveis quedas, queimaduras, ingestão de substâncias tóxicas e noções de primeiros socorros.

As ações da Semana serão realizadas em parceria com as secretarias estaduais, além da divulgação em unidades básicas de saúde do estado, casas de repouso, hospitais e demais espaços de convivência comunitária em que são atendidas pessoas idosas. A divulgação da campanha será feita também nos meios de comunicação.