Vereadores Lurdes Pazinni (PMDB), autora do projeto. Foto: Divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Vereadores Lurdes Pazinni (PMDB), autora do projeto. Foto: Divulgação

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (17), os vereadores beltronenses aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei de autoria da vereadora Maria de Lourdes Pazzini (PMDB), criando em Francisco Beltrão o Dia do Vizinho. A data será comemorada no terceiro sábado de agosto. Na ocasião serão desenvolvidas atividades com a coordenação do Departamento de Cultura.

Conforme Pazzini, o objetivo é estimular a organização da sociedade para celebrar a amizade e o bom convívio. A data escolhida se justifica porque 20 de agosto é o Dia Nacional do Vizinho.

Outra matéria do Legislativo, assinada pelas vereadoras Lourdes e Elenir de Souza Maciel (PP), altera disposições da lei municipal 1.699, de 1990, que trata de políticas públicas para os idosos. A mudança determina que todas as pessoas a partir dos 60 anos tenham assegurado a gratuidade do transporte coletivo urbano do município. Atualmente a gratuidade se dá a partir dos 65 anos. Projeto do Executivo desafeta lotes do município para que possam ser utilizados para assentamento de cinco famílias desabrigadas pela construção da trincheira, no bairro São Miguel.

Também recebeu aprovação o Projeto que autoriza a Prefeitura a permutar imóvel de propriedade do município pelo imóvel onde está instalada a Recapadora Pardal, no bairro Água Branca. No terreno que vai receber, a Prefeitura pretende construir barracões industriais para a produção fabril. Esta negociação tem o parecer favorável do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho.

Por meio de Requerimento, o vereador Paulo Grohs (PSDB), reivindica investimentos no bairro Luther King, com destaque para calçamento na travessa Angelo Marcelo, colocação de passeio público em toda a extensão  da rua Mandaguari e que a central de lixo de reciclagem fosse retirada da rua Marília. Alfonso Bruzamarello (PTB), gestiona a instalação de bancos no Parque de Lazer Boa Vista, no bairro Industrial.

Requerimento da Mesa Diretora sugere que a Prefeitura destine um terreno, em comodato, na rua Guarulhos, para que futuramente sejam edificados no local uma escola, CMEI,  sede da associação e a Igreja. A vereadora Elenir de Souza Maciel (PP), pede melhorias para o Loteamento Buratto, no bairro Água Branca, com destaque para cascalhamento da estrada que dá acesso ao loteamento, recuperação asfáltica e a instalação de tubulação na rua Arlindo Buratto.