Maquete da primeira igreja da comunidade construída a mais de 90 anos. Foto: Assessoria.
  • Compartilhe no Facebook

Maquete da primeira igreja da comunidade construída a mais de 90 anos. Foto: Assessoria.

Os vereadores chopinzinhenses aprovaram em primeira votação na última terça feira (30), o Projeto de Lei 33/2017, o qual oficializa o topônimo “Campinas”, para a comunidade localizada as margens da PR-281, em Chopinzinho. O projeto com a alteração do nome foi apresentado pelo vereador Osmar Checchi (PMDB) com o apoio dos demais vereadores, atendendo pedido dos moradores daquela comunidade.

Checchi disse que o assunto começou a ser debatido a partir da visita do presidente da comunidade, Inelso Peretti, o qual procurou os vereadores para falar sobre a descoberta de algumas gravuras importantes que foram encontradas no sino da igreja da Capela Sagrado Coração de Jesus da comunidade. Neste sino, segundo o vereador, foi encontrada a inscrição em alto relevo com a data do dia 24 de junho de 1927, data que a diretoria acredita que seja o dia em que o sino chegou à comunidade e foi colocado na torre da antiga igreja. Ao lado desta data, também foi encontrado a inscrição “Campinas”, fazendo referência ao nome da comunidade.

Diante disso, surgiu um interesse muito grande daquela comunidade em resgatar a história e alterar oficialmente o nome que até os dias de hoje é conhecida como “Campina”.

Baseado nessas informações, Checchi iniciou um trabalho de pesquisa sobre a história da comunidade, o que o levou apresentar o projeto para alterar o nome da comunidade, foi justamente a inscrição encontrada no sino fazendo referência à comunidade como “Campinas”.

Como a comunidade estará em festa no próximo domingo, dia 04, para comemorar os 90 anos da chegada do sino, o vereador aproveitou a ocasião e sugeriu a realização de uma sessão solene da câmara no pavilhão da localidade para concluir a votação do projeto de Lei de alteração do nome. Sendo assim, ficou acertada para esta sexta feira, dia 02 de junho, a partir das 20h30min, no Pavilhão da comunidade, onde após a votação, o projeto de lei será sancionado pelo prefeito municipal oficializando o nome de “Campinas”.

Ao finalizar, o vereador Osmar Checchi lembrou que esta será apenas a segunda sessão solene realizada fora do recinto da câmara de vereadores. Para isso, está sendo esperado um grande público entre moradores da comunidade e a população em geral de Chopinzinho.

Durante a votação da última terça feira, integrante da diretoria e moradores da comunidade estiveram presentes na câmara, onde foi apresentada uma maquete da primeira igreja e um banner com a foto do sino.

Fotos: Assessoria.