Por Evandro Artuzi

Cultura italiana em evidência no sudoeste. Está marcado para o dia 02 de junho no Clube Pinheiros, em Pato Branco, o concurso Miss Itália Sudoeste. O evento faz parte do movimento Momento Itália Brasil, iniciado em outubro de 2011 e que segue até o dia 30 de junho deste ano. A promoção é dos Círculos, Associações e Grupos Culturais Italianos do sudoeste, cujo objetivo é homenagear a mulher descendente de italianos, etnia predominante na região.

O lançamento do concurso aconteceu em Francisco Beltrão nesta quarta-feira (28/03), à noite, com a presença de integrantes de vários círculos italianos da região. Na ocasião, o coordenador do evento, Sérgio Mazzuti, explicou como será realizado o concurso. Segundo ele, o concurso foi idealizado durante uma reunião dos círculos regionais realizada em Pato Branco no início do mês de março.

A inscrição pode ser feita nos Círculos Italianos em todas as cidades da região. A presidenta do círculo na cidade de Chopinzinho, Marlene Comin, explica os critérios para participação no evento. Conforme ela, uma das exigências é que as candidatas não sejam casadas e com idade entre 18 e 26 anos.

A realização do concurso tem o apoio do Círculo Vêneto Ítalo Brasiliano, cujo presidente é o ex-prefeito de Coronel Vivida Pedro Mezzomo. Segundo ele, o evento além de valorizar a mulher sudoestina, também vai contribuir para aproximar a região ainda mais da Itália, o que já tem acontecido com a presença dos círculos italianos.

OUÇA