A Meritíssima Juíza de Direito da Comarca de Salto do Lontra que abrange também os municípios de Nova Esperança do Sudoeste e Nova Prata do Iguaçu, Divangela Precoma Moreira Kuligowski recebeu na noite de quinta-feira, 05, o Título de Cidadã Honorária de Salto do Lontra.

A homenagem foi proposta pelo vereador Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) – que atualmente está licenciado – através do Projeto nº 05/2013 que teve a co-autoria dos demais vereadores, Marcos Perci Koerig, Joares Cavanhol, Ivonei Garcia (Dispesinha), Edson Cancelier, Evelázio Ribeiro, João Carlos Dalberto (Carlão Verdureiro), Marcio Maria e Sandra Ribeiro, tendo sido aprovado por unanimidade em sessão ordinária realizada no último dia 09 de setembro, sancionada pelo Prefeito Maurício Baú e publicada no dia 11 do mesmo mês.

A sessão solene para entrega do Título de Cidadã Honorária aconteceu no Centro de Eventos e contou com a presença de diversas autoridades, amigos e familiares da homenageada, além de pessoas da comunidade.

A Meritíssima Juíza Divangela Precoma Moreira Kuligowski disse em seu discurso que “ser Cidadão é respeitar as decisões da sociedade e delas participar para melhorar a própria vida e de outras pessoas” e “Honorário é aquele que tem honra; é aquele que desempenha cargo sem receber proventos” e finalizou afirmando que “meu coração é do sudoeste; é de Salto do Lontra”.

O Prefeito Maurício Baú destacou que “como todos sabem, em nossa República a tarefa de fazer justiça cabe ao Poder Judiciário, representado em nossa Comarca pela Meritíssima Juíza Divangela, mas na verdade, nesta sessão solene, quem está a fazer justiça é o Poder Legislativo, é esta Câmara Municipal, ao outorgar-lhe este merecido título de Cidadã Honorária de Salto do Lontra” comentou.

O Prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Adroaldo Hoffelder (Sassá) parabenizou a Juíza Divangela pela homenagem. “Um reconhecimento pelo excelente trabalho prestado pela Juíza de nossa Comarca. Parabéns aos vereadores pela iniciativa e a Doutora Divangela que ora é homenageada” disse.

O Prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, Jair Stange também enalteceu esta homenagem. “O Poder Judiciário desempenha um papel fundamental na sociedade e a Meritíssima Juíza Divangela têm feito um grande trabalho em nossa Comarca. Com certeza é muito merecedora desta homenagem” concluiu.

De acordo com o Promotor de Justiça, Heric Stilben, “este Título de Cidadã Honorária entregue à Meritíssima Juíza Divangela é o reconhecimento ao trabalho que ela vem fazendo há vários anos nesta Comarca e por isso estamos todos muito orgulhosos neste momento” disse.

O Vereador Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) autor do Projeto que concedeu o Título de Cidadã Honorária a Meritíssima Juíza Divangela falou em nome dos demais vereadores. “Quero externar a satisfação desta Casa de Leis em poder lhe conferir este Título; mais ainda, recebê-la como Cidadã Honorária de Salto do Lontra, título que a partir de hoje lhe acompanhará em toda sua trajetória de vida”.

O Ex-Prefeito e atualmente Escrivão da Vara Cível da Comarca, Luiz Carlos Gotardi, representou os demais servidores do Fórum e ao discursar disse que “da dignidade do Juiz depende a dignidade do Direito. Para mim, as Autoridades constituídas do nosso Município, aqui compreendidos os Poderes Legislativo e Executivo, concretizam o reconhecimento a um de seus Juízes que com coragem e dedicação vem contribuindo com a nossa comunidade salto-lontrense, bem como para com seus jurisdicionados das comunidades nova-esperancense e pratense”.

Representando a OAB Sub-Seção de Dois Vizinhos, Moacir Antônio Perão lembrou que a Meritíssima Juíza Divangela “adotou Salto do Lontra também como sendo sua terra, aqui se estabeleceu e aqui está prestando um excelente serviço a todos os cidadãos. Portanto é um título merecido” finalizou.

Autoridades

Dentre as autoridades presentes estiveram o Prefeito de Salto do Lontra, Maurício Baú, Vice-Prefeito, Fernando Cadore, Presidente da Câmara, Marcos Perci Koerig, Vereadores, Edson Canceliér, Evelázio Ribeiro, Ivonei Garcia (Dispesinha), João Carlos Dalberto (Carlão Verdureiro), Joares Carlos Cavanhol, Marina Costa, Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) – atualmente licenciado, Representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Carina Daggius, Promotor de Justiça da Comarca, Heric Stilben, Prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Adroaldo Hoffelder (Sassá), Prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, Jair Stange, Presidente da Câmara de Nova Esperança do Sudoeste, João Nazário, Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, Padre Paulo Vanderlei Brich, Ex-Prefeitos de Salto do Lontra, João Merlin Baú, Nery Maria, Dalvo Koerich e Luiz Carlos Gotardi, Representando a OAB Sub-Seção de Dois Vizinhos, Moacir Antônio Perão, Presidente do Rotary Club, Luiz Fasolin, Presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos, Gorete Fasolin e Vice-Presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva, Zelir Manfroi.

Os vereadores Marcio Maria e Sandra Ribeiro não puderam estar presentes na sessão, mas justificaram suas ausências.

Histórico

Divangela Precoma Moreira Kuligowski nasceu em 18 de agosto de 1976 no município de Curitiba – PR, filha de Valdir Jorge Moreira e Vera Lucia Précoma Moreira, casada com Jean Carlo Kuligowski. Desta união nasceram dois filhos, Roberto Carlos Moreira Kuligowski e Daniel Moreira Kuligowski.

Iniciou o ensino de Primeiro Grau no ano de 1983 na Sociedade de Ensino Iguaçu – Colégio Integral no Município de São Mateus do Sul – PR, concluindo-o no ano de 1990.

No período de 1991 a 1993 cursou o Segundo Grau no Colégio Bom Jesus no Município de Curitiba – PR.

No ano de 1994 ingressou no Curso de Bacharel em Direito na Universidade Federal do Paraná – UFPR, concluindo o mesmo em 18 de fevereiro de 1999. Neste mesmo ano recebeu o Certificado de Habilitação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, sendo o seu registro sob o número OAB/PR: 27598.

Em 14 de dezembro de 2002, concluiu o II Curso de Preparação à Magistratura, reconhecido como Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Direito, em Nível de Especialização em Direito Aplicado, pela Escola de Magistratura Do Paraná, núcleo de Cascavel – PR. 

Ingressou na carreira da magistratura em dezembro de 2007 como juíza substituta da seção judiciária de Goioerê – PR.

Em 30 de março de 2009 assumiu a Comarca de Salto do Lontra – PR como juíza de direito titular, onde permanece até hoje prestando inúmeros serviços a sociedade, zelando pela ordem e o bom andamento dos trabalhos.