O juiz da Comarca de Marmeleiro, Márcio de Lima, ministrou uma palestra aos alunos do Formando Cidadão na tarde de segunda-feira, dia 31 de agosto, na sede do 21º Batalhão de Polícia Militar, em Francisco Beltrão. Na oportunidade contou um pouco de sua história de vida e de que forma ele passou de funcionário repositor de mercadorias do supermercado Vip, de Francisco Beltrão, até se tornar um juiz do Paraná.

O juiz conversou com os meninos e contou que sempre estudou em escolas públicas, assim como eles. Alertou sobre o uso de álcool, muito comum na adolescência e citou uma passagem bíblica de Coríntios: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”, ao explicar que mesmo o álcool sendo uma droga lícita, não é necessário fazermos uso e ela pode prejudicar aqueles que pretendem ser alguém na vida. Por fim, exemplificou como as suas escolhas na adolescência determinaram o seu futuro.

Muitos alunos fizeram perguntas e puderam entender qual a função de um juiz na sociedade. Também curiosidades sobre as leis penais foram esclarecidas pela autoridade.

Formando cidadão

O projeto Formando Cidadão é uma parceria da Polícia Militar com a prefeitura municipal de Francisco Beltrão. Implantado há quatorze anos, já formou mais de 600 alunos na cidade. Podem participar meninos de 12 a 17 anos e são priorizadas as famílias inscritas em algum programa de assistência social.