Por Luiz Carlos Bittencourt

 

      Frei Atílio Dalla Costa Battistuz – OFM, nascido em Chopinzinho – PR, em 27/10/1955 celebrará no dia 12 de setembro seus 25 anos de ordenação sacerdotal. A calebração será na comunidade de São Francisco, às 10 horas.
Sua caminhada ao sacerdócio começou no ano de 1966 no seminário de Luzerna – SC, dez anos depois fez sua primeira profissão e foi ordenado em 20/07/1985, em São João de Meriti – RJ. Sua primeira missa foi na Comunidade de São Francisco no dia 28 de julho de 1985.

      Seu ministério pastoral foi iniciado junto dos irmãos da Baixada Fluminense nos municípios de São João de Meriti e Duque de Caxias onde permaneceu por 13 anos. Na sequência atuou em Vila Velha – ES, por 12 anos.
Sempre dedicou-se às Pastorais da Saúde, Justiça e Paz, Carcerária e Movimentos Sociais. Procurou sempre incentivar os movimentos em prol da ecologia e do tratamento com remédios naturais.

      Em 21 de julho de 2008 viajou para Angola, na África, onde está atuando atualmente como missionário. Ele mesmo afirmou: “Vou para Angola porque o Reino de Deus não tem fronteiras. O meu sentimento é de solidariedade. Quero ir lá e me fazer solidário com aquele povo e me colocar a serviço. Vou com a disposição e coragem. Vou apenas para viver o evangelho com eles.”

      Informações enviadas por Paulo Almeida.