• Compartilhe no Facebook

Marcos está iniciando com 285 aves. Foto: Edson Zuconelli.

O jovem chopinzinhense Marcos Renato Bueno está se especializando na criação de galinhas para produção de ovos orgânicos. O negócio começou a cerca de 7 meses e conta com 285 aves na comunidade de Santo Antônio interior de Chopinzinho.

As galinhas poedeiras orgânicas precisam ser criadas soltas em vez de gaiolas, como acontece nas granjas convencionais e boa parte está coberta com pasto, onde os animais são soltos para se alimentar. O aviário tem um galpão equipado com bebedouros, ninhos para as galinhas botarem e poleiros, porque as aves dormem no local. Além disso, cortinas nas laterais para barrar o vento nos dias mais frios e que ficam abertas quando faz calor.

No sistema orgânico, os animais devem ficar em ambientes em que possam expressar seu comportamento natural. No caso das galinhas, isso inclui espaço para andar e ciscar à vontade.

Segundo Marcos até o momento são cerca de 50 aves que estão produzindo, e dentro de um mês todas estarão pondo ovos. Bueno destaca que com saúde e bem alimentadas as 285 aves do local estarão produzindo cerca de 250 ovos por dia. Em breve a produção (Ovos Orgânicos Green Vale) estará no mercado.

Um estudo feito na Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou que os ovos de galinhas criadas soltas apresentam o dobro de ômega-3, 38% mais vitamina A e 23% mais vitamina E em comparação ao ovo produzido em sistema de confinamento.

Fotos: Edson Zuconelli.