Por Evandro Artuzi
O excelente trabalho desenvolvido pelo Jornalista Paulo Cezar Farias, diretor do Jornal Tribuna do Povo de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, foi reconhecido pela folha de São Paulo, um dos jornais de maior expressão a nível nacional. O profissional teve uma reportagem sua, que retrata a história de uma menina sem-terra da região, veiculada na capa do jornal, na edição desta sexta-feira (24/08). O jornalista da região encontrou, em Quedas do Iguaçu, a sem-terra Joceli Borges, que em 1996 foi fotografada por Sebastião Salgado e ilustrou a capa do livro “Terra”.

 

Na época ela estava acampada as margens da BR 158, entre Laranjeiras do Sul e Chopinzinho, lutando por um pedaço de terra em companhia de seus pais. Hoje mora em Quedas do Iguaçu. Nesse contato com Joceli, o jornalista sudoestino conseguiu resgatar a história da menina, hoje uma mulher. A princípio ela não queria falar à reportagem, mas depois mudou de ideia e contou toda sua trajetória a partir daquela foto de 1996. Em determinado momento lembrou a morte da mãe, que ocorreu em 2009 num acampamento sem-terra. Segundo ela, a mãe foi atingida com um tiro na cabeça.

 

Além da reportagem, Paulo Cezar Farias acompanhou, nesta sexta-feira (24/08), uma equipe da TV Folha que esteve em Quedas do Iguaçu para produzir também uma matéria em vídeo. O jornalista disse estar muito satisfeito por ter seu trabalho reconhecido por um jornal de tamanha expressão.

Veja a reportagem publicada pela Folha de São Paulo: