Foto: Reprodução/Facebook
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Reprodução/Facebook

O jornalista palmense, Diego Antonelli, lança nesta quarta-feira (05) em Curitiba, o livro Paraná: Uma História. A obra traz uma série de reportagens contando a história do Estado, através da releitura dos fatos e procura divulgar e mostrar a história do Paraná para os mais diferentes públicos. Nascido em Palmas, Sul do Paraná, em 1985, Antonelli mudou-se para Ponta Grossa, onde formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual (UEPG). Cursando mestrado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o jornalista acumula em seu currículo passagens por veículos como Diário da Manhã, Jornal da Manhã e Gazeta do Povo.

Acontecimentos como a Revolta dos Posseiros, no Sudoeste, Guerra do Contestado, o Cerco da Lapa, Guerrilha de Porecatu e a Guerra do Paraguai são retratados, abordando também a luta pela emancipação do Paraná do Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que desastres como a Geada Negra, em 1975, e o incêndio que atingiu mais de 120 cidades em 1963 são contados por meio de narrativas diferenciadas e a participação de pessoas que viveram esse episódios.

A vinda dos imigrantes, a invasão dos bandeirantes, a passagem dos tropeiros, as marcas da escravidão e do Movimento Paranista, são abordados na segunda parte da obra – Formação Sociocultural, além de “Lugares Históricos”, como as Sete Quedas e as Cataratas do Iguaçu, que também ganham destaque na obra.

O lançamento de Paraná: Uma História acontece na livraria Arte e Letra, nesta quarta-feira (05), a partir das 19h.