O Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social(IRDES), com sede em Pato Branco, quer a microrregião de Palmas agregada à mesorregião Sudoeste do Paraná.  Embora prevista em lei, efetivamente ainda não ocorreu. A proposta foi apresentada durante encontro de planificação da entidades para 2019.

  • Compartilhe no Facebook

Após relatar ações desenvolvidas em 2018, dentre elas a participação na Carta do Sudoeste e na Campanha SOS Rodovias, o presidente da entidade, Claúdio Petricosky mencionou a questão da composição regional.

  • Compartilhe no Facebook

Disse que buscará, novamente, o reingresso de cinco municípios (Palmas, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa e Mangueirinha) nos mapas oficiais do IBGE, na Mesorregião do Sudoeste. “Conseguimos uma lei estadual(2008) de autoria do então deputado estadual, Nereu Moura, mas falta ainda tornar isso uma prática das entidades que difundem mapeamentos.” anunciou. Atualmente, os mapeamentos colocam esta região como pertencente ao Centro-Sul paranaense, região que tem sede da Mesorregião. município de Guarapuava.

  • Compartilhe no Facebook

ONDE FICA PALMAS?

 No plano de análise geográfica,  o município de Palmas está na região Sul do Paraná. Na distribuição sócio-econômica do IBGE e Instituto  Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social(IPARDES) a microrregião está situada na região Centro-Sul do  Estado.  Já na perspectiva Administrativa foi por Lei aglutinada ao Sudoeste paranaense.

LEIA MAIS – Na microrregião de Palmas vivem 17,8 habitantes por Km²