Vários investimentos estão sendo realizados na Concatedral de Francisco Beltrão. Segundo o pároco Dilonei Muller, esta reorganização, reestruturação e reforma se faz necessário para conservação da estrutura que tem mais de 40 anos. A troca de todo o telhado já está sendo feita, pois havia infiltrações e não era possível fazer mais reparos. Tudo foi feito sem mexer na estrutura que é toda em madeira. A nova cobertura possui isolante térmico e acústico e caso o tempo permita, a troca da cobertura será completada ainda essa semana.

A parte externa já foi totalmente lavada e nessa semana começa o trabalho de impermeabilização dos tijolos e a pintura da Igreja juntamente com a Casa Paroquial.

Até a festa de 15 de agosto, deverá estar pronta a readequação dos banheiros para quem frequenta a igreja todos os dias e também durante as missas. Os trabalhos continuam dentro da igreja, onde o forro será totalmente repintado para conservação. As paredes internas serão pintadas e remodeladas.

Já está sendo feito também um projeto para reorganizar a parte arquitetônica e litúrgica, além de reformas no presbitério. Os bancos receberão um tratamento especial e receberão estofamento no assento e no encosto.   Um trabalho que será efetuado aos poucos, para que seja conservado aquilo que  é um patrimônio da cidade.

Em relação a 57° Festa de Nossa Senhora da Glória, a programação já está definida. Começou no dia 12, com o Café Colonial e conclui com a festa em 15 de agosto. No dia 15, às nove e meia da manhã começam a chegar as comunidades do interior trazendo seus padroeiros, as 10 horas celebração de Missa festiva na Concatedral.  Ao meio dia, almoço no Salão Paroquial Pedro Granzotto, onde está sendo montada uma estrutura com capacidade para aproximadamente 600 pessoas.  Na rua São Paulo, fundos da Concatedral,  serão montadas tendas para quem quiser almoçar ao ar livre.