Juliano Lima, gerente de negócios da Inova Consultores apresentou no Café Acefb desta terça-feira, 11 de agosto, o tema “Internet das Coisas, o que isso vai afetar a sua empresa?” A reunião foi comandada pelo empresário Sérgio Carvalho, coordenador do Nubetec – Núcleo Beltronense das Empresas de Tecnologia da Informação.

Mas afinal, o que seria a internet das coisas? A resposta pode ser compreendida como uma grande rede virtual conectando pessoas, coisas e tudo que possa ser colado a uma etiqueta eletrônica (tag), desenvolvida para que os objetos do nosso dia-a-dia sejam criados em ambientes inteligentes, facilitando a vida das pessoas. Esse sistema conecta à Internet diversos objetos, não somente os computadores, notebooks, tablets ou celulares, mas também as televisões, geladeiras, automóveis, entre outras coisas. “Tem um aviário em Pato Branco que é controlado pela tela do celular. O responsável pelo local monitora tudo que o acontece dentro do aviário em tempo real. Com o passar dos anos tudo será controlado pela internet”, afirma o palestrante.

Juliano citou vários exemplos, entre eles uma geladeira inteligente, fabricada pela Electrolux. O produto conta com dois aplicativos exclusivos que buscam fazer com que o usuário adote um programa nutricional completo, além de trazer na memória mais de 600 receitas. O aplicativo instalado no eletrodoméstico também fornece orientações nutricionais e tem uma opção que permite que o usuário importe uma lista de compra dos cardápios diretamente para um smartphone através de QR Code.

No encerramento da reunião, jovens empreendedores integrados ao Nubetec apresentaram suas empresas: Datahold, Wmitrut e Zipp Soluções. O coordenador do Nubetec também entregou alimentos não perecíveis para uma entidade assistencial Associação Sensibilizar, de Beltrão, representada pela empresária Elizabeth Carboni.