Militares integrantes do Corpo de Bombeiros de Palmas, sul do Paraná, estiveram participando na última semana do 1º Seminário Técnico-Científico de Prevenção e Proteção a Desastres, com o tema “Construindo Cidades Seguras e Sustentáveis”, realizado pelo Quarto Grupamento de Bombeiros no Teatro Municipal de Cascavel no Oeste do Estado.

A programação do seminário contou com apresentação de vários artigos referentes à Prevenção e Combate a Incêndios, Defesa Civil, Cidades Resilentes, Atendimento Pré-hospitalar e Políticas Públicas de Defesa Civil no Paraná.

Segundo o comandante do quartel de Palmas, Sargento Clovis Maccari, eventos desta natureza propicia aos participantes a troca de informações e experiências vivenciadas em grandes acontecimentos trágicos e também em trabalhos de prevenção de desastres e ajudam no crescimento profissional dos Bombeiros Militares, fazendo com que cada dia os profissionais estejam mais preparados para os trabalhos de prevenção dos diversos tipos de acidentes e também desempenhar um melhor atendimento no caso de ocorrências.

Os participantes participaram de palestras com o Major do Corpo de Bombeiros de São Paulo, sobre os trabalhos de combate ao grande incêndio ocorrido em um depósito de combustíveis no Porto de Santos, São Paulo em abril deste ano.

Já o Tenente Coronel George Cajaty Barbosa Braga, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, falou sobre técnicas de combate a incêndio com espuma. Salvamento terrestre e resgate veicular foi o tema da palestra do Major Carlos Roberto Rodrigues do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Os trabalhos foram finalizados pelo palestrante Patrício Andres Fuentes Von Jentschik, do Chile, que falou aos presentes sobre busca e resgate em estruturas Colapsadas.