Na sexta-feira, 27 de fevereiro, às 20h, aconteceu Aula Inaugural no auditório do Instituto Sapientia de Filosofia, pertencente à Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Teve a participação de 33 alunos do Seminário Diocesano de Filosofia Bom Pastor, professores, padres e demais lideranças leigas de Francisco Beltrão. O conferencista foi o Prof. Dr. Diego Carlos Zanella (Centro Universitário Franciscano – Santa Maria-RS), que abordou o tema: “A Filosofia Cosmopolita de Immanuel Kant”.
Pe. Valdecir Bressani, Diretor do Instituto Sapientia de Filosofia, acolheu a todos destacando a importância da presença na aula inaugural. Ao professor, disse que sua presença enaltece o Instituto e contribui com os estudantes.
O Prof. Diego, dentre os tópicos abordados, falou sobre o conceito novo no cenário brasileiro que é o de cosmopolitismo: “Muito próximo da ideia de globalização e que tem uma origem bastante antiga, assim como a própria origem da filosofia que tem mais ou menos 2.500 anos, surgindo com os gregos. E dado ao movimento da globalização, é um conceito vigente importante para entendermos a estrutura social e política da conjuntura mundial atual”.