Por Evandro Artuzi

As inscrições para a edição 2012 do Desafio Sebrae, jogo para universitários que simula a gestão de uma pequena empresa, começam no próximo dia 11 de abril e podem ser realizadas no site oficial www.desafio.sebrae.com.br apenas a partir desta data.

 

Estudantes de todo o Paraná terão até o dia 18 de maio para buscar uma vaga na competição, que já teve a participação de mais de 1 milhão de estudantes, entre universitários brasileiros e de países da América Latina, desde que foi criado, em 2000.

 

Este ano, o tema do jogo são frutas tropicais. O desafio será simular a administração das diversas etapas de um negócio neste segmento, o que envolve decisões sobre a venda e até a derivação de produtos, como sorvetes, polpas e sucos. Na simulação, os participantes terão que contratar empregados, gerenciar lojas, definir preços e comercializar os artigos. A proposta é que os estudantes avaliem toda a cadeia produtiva do setor e tomem decisões nos setores de comércio e serviços.

 

A edição 2012 do Desafio Sebrae traz novidades. Uma delas é a possibilidade de inscrever duplas. Nos anos anteriores, o limite era de no mínimo três estudantes. Já o número máximo permanece em cinco participantes por equipe.

 

Outra inovação está relacionada à mobilidade e interatividade. Para este ano, foi criado um aplicativo para o jogo. O programa pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologias Android e Apple. Com essa opção, o jogo será 100% online e as equipes poderão tomar decisões sem perder prazos.

 

Em entrevista a Onda Sul FM nesta terça-feira (03/04), o consultor do Sebrae/PR Sabino Oltramari explicou como funciona o desafio e como os universitários do sudoeste podem participar.
OUÇA