Transferido do mês de maio pela mobilização nacional dos caminhoneiros, está sendo realizado entre 25 e 27 de junho, o I Seminário Municipal de Formação: Fortalecendo a Rede de Atendimento à Criança e Adolescente em Palmas, sul do Paraná. As atividades acontecem no Centro Cultural Dom Agostinho.

Serão debatidos temas para o enfrentamento ao Trabalho e ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. O Seminário é destinado à integrantes ligados aos setores de educação, saúde, assistência social e entidades não governamentais, tanto do município de Palmas, quanto das cidades da região.

Outro tema é Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo(SINASE) que articula os governos Estaduais e Municipais, o Sistema de Justiça, as políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, para efetividade e eficácia na execução das Medidas Socioeducativas de Meio Aberto, de Privação e Restrição de Liberdade, aplicadas ao adolescente.

As discussões contam com assessoria da Assistente Social e ex-ministra Márcia Helena Carvalho Lopes, que também atuou como Conselheira Nacional de Assistência Social – CNAS e dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA (2004). Foi Presidente da Rede de Pobreza e Proteção Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (2007). É professora há mais de 30 anos do curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atuando nas áreas política pública, sistema único de assistência social, gestão pública, políticas setoriais.