Um ano após o lançamento da pedra fundamental, já iniciaram as obras de fundação da nova igreja do Bairro Divino em Palmas, sul do Paraná. A celebração eucarística, com a presença da comunidade local e do Bispo Diocesano, Dom José Antonio Peruzzo, no dia 20 de outubro de 2013, marcou o inicio dos trabalhos para a construção da igreja. A proposta da comunidade do Divino Espírito Santo, é construir a réplica da Igreja do Senhor Bom Jesus, construída no inicio do século passado e demolida na década de 1970, dando lugar a atual catedral.

DSC_0128
  • Compartilhe no Facebook

Celebração eucarística marcou o lançamento da pedra fundamental

Outra iniciativa, foi a construção de uma cápsula do tempo, dentro da pedra fundamental, onde puderam ser depositadas mensagens, que foram lacradas e serão abertas somente daqui a 50 anos, com o objetivo de levar ao conhecimento das gerações futuras, o esforço da comunidade, nos dias atuais, em construir a nova igreja.

Nada ocasião do lançamento do projeto, Dom José, destacou a força de vontade e empenho da comunidade em erguer o seu Centro Comunitário e à exemplo disso, trabalhar na construção da nova Capela. Enfatizou a determinação da comunidade em prol de uma projeto tão grandioso.

Com relação à capsula do tempo montada, Dom Peruzzo disse que o gesto de escrever as mensagens demonstra um anseio de comunhão, ”para que a alegria e a criatividade do nosso tempo permaneçam e possam dar fecundidade às criatividades de amanhã”, destacou. Com relação ao futuro de Palmas, disse esperar que as mudanças não levem 50 anos para acontecer, visto que o município tem a urgência de superar divisões, que perduram por longo tempo. “Somos uma cidade com muitos contrastes e com muitas divisões”, declarou Dom José há um ano atrás.

 

De acordo com o presidente do Conselho Pastoral da Capela do Divino, Jefferson Dalló, o trabalho para a arrecadação de fundos e trâmites legais para o inicio da construção já se estendem à longa data, mas, efetivamente, na última semana, as estacas de suporte à fundação da nova igreja começaram a ser cravadas. Enfatizou que essa etapa é crucial para a construção, em vista das dimensões da obra.

Ressaltou que os recursos aplicados, são oriundos de promoções e eventos promovidos pela Comunidade do Divino, reconhecendo o trabalho de Conselhos pastorais anteriores na arrecadação e empenho para a concretização deste sonho.