Foi lançada na noite de ontem(14) no Auditório da ACIPA – Associação Comercial e Empresarial, a programação do Outubro Rosa em Palmas, sul do Paraná, a ser desenvolvida conjuntamente por vários departamentos da administração do município, com parcerias com outras entidades e estabelecimentos comerciais do município. As atividades em Palmas se estenderão até o final do mês.

O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu com a proposta de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

No município, a partir desta sexta-feira (16) iniciam as atividades com os grupos de terceira idade, que se repetirão no próximo dia 20, 21 e 28. Nos dia 17, inicia a coleta para exames preventivos em todos os postos de saúde, no horário das 09h00 às 16h00. No dia 21 a atividade ocorrerá em horário especial, entre 18h00 e 21h00.  Além da programação específica, em todos os dias do mês de outubro, estarão sendo realizadas as coletas e exames preventivos em todos os postos.

No dia 20, está programada visita de um grupo da Rede Feminina de Combate ao Câncer que abordará a temática durante uma palestra: Plantando uma Semente, a ser realizada na Sede do Lions Club, às 16h00. O objetivo é motivar para ações de apoio e solidariedade às vitimas de câncer. Para o dia 25, às 09h00, as ações ocorrem na Praça do Senhor Bom Jesus, com o início da 1ª caminhada Outubro Rosa, que seguirá até o Parque da Gruta com atividades de lazer e práticas integrativas.

O encerramento da campanha está marcado para o dia 28 na ACIPA, quando ocorrerá a com premiação da melhor vitrine do comércio local que também está participando da mobilização participante.