Palestras nas escolas fazem parte da programação / Foto: Assessoria
  • Compartilhe no Facebook

Palestras nas escolas fazem parte da programação / Foto: Assessoria

Na manhã desta segunda-feira (18) as entidades parceiras realizaram a abertura da Semana Nacional de Trânsito em Pato Branco, que tem o tema: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. A programação segue até a próxima segunda-feira, dia 25, e conta com atividades voltadas para toda a comunidade, envolvendo crianças, jovens e adultos. Serão palestras, blitz educativas e diversas ações de conscientização.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), Valtamiro Wanderlei Santana, explica que uma das atuações do órgão municipal é participar de ações de educação e conscientização no trânsito. “Um dos exemplos é o nosso trabalho de educação no trânsito desenvolvido de forma permanente nas escolas municipais. Junto a ele, diversos esforços são realizados para diminuir acidentes, alertar para os perigos da velocidade excessiva e o consumo irresponsável de álcool”, conta Santana.

A chefe da 5ª Ciretran, Marilene Meneguzzo Schnornberger, comenta que o principal objetivo da iniciativa é promover a valorização da vida e o respeito ao próximo. “Precisamos lembrar que nossos hábitos influenciam outras pessoas, por isso precisamos assumir nossa responsabilidade no trânsito, independente de sermos motoristas ou pedestres, e propagarmos boas atitudes”, afirma Marilene.

Para o tenente-coronel Robertinho da Luz Dolenga, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Pato Branco, todas as campanhas são bem-vindas quando o intuito é salvar vidas. “Todos nós podemos contribuir e o trabalho de fornecimento de informações, realizado pelas entidades, é muito importante para educar e redirecionar comportamentos errados”, ressalta Dolenga.

A Semana Nacional de Trânsito é realizada pelo Município de Pato Branco, por meio do Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Esporte e Lazer, juntamente com Corpo de Bombeiros, Detran/PR, Dragões Moto Clube, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Rozimbo Peças, Sesc, Sest/Senat, entre outros.