É obrigatório e todos os produtores estão familiarizados com a rotina: comprou agrotóxico, precisa devolver a embalagem vazia. E a oportunidade deste ano começa na próxima semana, com o calendário de devolução, que vai de 25 de maio à 01 de junho. O descarte correto das embalagens assegura que córregos, nascentes e rios não sejam contaminados e, também, menos poluição ao meio ambiente.

Seguindo a Lei Federal 7.802/89, todas as embalagens devem ser devolvidas com tríplice lavagem em até dois anos depois da compra, sendo que o Município promove anualmente Campanha de Recolhimento. As embalagens devem estar em saco plástico e com as tampas separadas, furadas e tríplice lavadas.

“Chopinzinho tem feito um bom trabalho, juntamente com os demais municípios do sudoeste – tanto que aqui é a região do Paraná que mais recolhe – então nosso agricultor e região é feito um trabalho muito bacana neste sentido e cada um tem cumprido suas obrigações”, conta o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti.

É importante que todos os produtores fiquem atentos e participem da Campanha. Para a entrega é necessário levar uma cópia da Nota Fiscal ou CPF de cada produtor que adquiriu os defensivos agrícolas. Vale ressaltar que a não devolução das embalagens implica em multa.

Cronograma:

Dia 25 – São Francisco

Dia 26 – Pátio da Coasul

Dia 27 – Santa Inês

Dia 27 – Bugrinho (manhã)

Dia 27 – Linha Aparecida (tarde)

Dia 28 – Bugre

Dia 28 – São Luiz (manhã)

Dia 28 – Água Amarela (tarde)

Dia 29 – Pátio Cerealista Pan

Dia 01 – Pátio Coasul Mato Branco

Fonte: Assessoria.