Uma equipe de 20 profissionais do INCRA está instalada no município de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, para regularização dos lotes das famílias assentadas e documentações pendentes. A meta é atender 300 famílias ainda este ano para que possam ser beneficiadas com recursos federais para fomentar a produção.

A força tarefa de 12 dias ocorre após assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre o órgão federal e o governo municipal para realização de projetos, assistência técnica e diversas atividades conjuntas, visando estreitar as relações institucionais para melhorar o atendimento às famílias assentadas no município. O ato foi assinado pelo prefeito, Wilamir Cavassini, e pelo superientende regional substituto do INCRA, Nilton Tadeu Garcia, na presença de vereadores e servidores públicos.

As famílias regularizadas receberão o Crédito Fomento Mulher, que é concedido às mulheres titulares dos lotes. O valor individual do beneficio é de R$ 3 mil. Os recursos serão aplicados em projetos específicos para cada lote de acordo com o objetivo produtivo das agricultoras. Em Abelardo Luz, são 22 assentamentos rurais onde vivem mais de 1,4 mil famílias.