por Ivan Cezar Fochzato

 

O superintendente regional do Incra em Santa Catarina, João Paulo Strapazzon, e o chefe da Divisão de Assentamentos, Marcelus João Alves, estiveram reunidos  na semana passada  com secretários municipais e representantes da Cooptrasc, Coopeal e MST a fim de discutir parcerias para ampliar a produção de alimentos na regiãos dos assentamentos de reforma agrária de Abelardo Luz.

A reunião foi realizada no Centro Administrativo Municipal e teve como pauta a implementação de ações para fortalecer a agricultura familiar, através da produção de leite, peixes, sementes e hortifrutigranjeiros. “A ideia é unir forças na busca por melhorias na produção primária para fortalecer a industrialização de alimentos, no caso da indústria de doces e conservas e do próprio frigorífico de peixes, duas agroindústrias instaladas no município”, destaca o secretário Joel Tomazi.

 

Abelardo Luz é o município que concentra o maior número de assentamentos de Santa Catarina. São cerca de 1.500 famílias assentadas em 22 assentamentos, ocupando uma área de 20 mil hectares de terra.