Na noite desta quarta-feira (12), aconteceu a inauguração do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) em Francisco Beltrão, um marco para a comunidade surda da região, formada por mais de 4,5 mil pessoas. O evento contou com a participação da Secretaria Estadual de Educação Lúcia Cortez, Diretor Geral da Secretaria José Roberto Ruiz e a coordenadora do Paraná na área da Educação Especial.

No centro haverá espaços para a capacitação de profissionais tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e professores bilíngues surdos e ouvintes. Os cursos são ofertados preferencialmente a profissionais da rede estadual.

  • Compartilhe no Facebook

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria de Lurdes Bertani destacou a importância do momento para a comunidade surda da nossa região, “esse é um momento muito especial para a educação no nosso município, estamos recebendo um centro que já era uma reivindicação muito antiga da nossa comunidade”.

Segundo ela, o Centro de Atendimento ao Surdo terá uma grande abrangência de atendimento, já que será responsável pelo atendimento de pessoas surdas não só do núcleo ou do município de Francisco Beltrão, “vamos atender também o núcleo de Pato Branco com todos seus municípios, o núcleo de Dois Vizinhos e também o núcleo de Laranjeiras do Sul”, comenta.

O atendimento irá acontecer no Colégio Estadual Eduardo Virmond Suplicy, que fica localizado na rua São Paulo, n° 1135 – Centro – Francisco Beltrão/PR.

Contato: (46) 3523 2851

Confira a entrevista: