por  Ivan Cezar Fochzato( com informações da AEN)

 

Foi inagurada inaugurou nesta segunda-feira (17), pelo governo do estado uma unidade do Programa Farmácia do Paraná em Pato Branco, que vai atender 15 municípios da região Sudoeste do Estado.O Programa Farmácia do Paraná foi criado para promover o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade. Destina recursos para o fortalecimento da assistência farmacêutica municipal, com investimentos para equipamentos, custeio e capacitação das equipes e também prevê recursos para o Consórcio Paraná Saúde, que adquire medicamentos básicos para 391 municípios paranaenses.

O diretor da 7.ª Regional de Saúde, em Pato Branco, Nestor Werner Júnior, informa que o acesso a esses medicamentos se dá após a análise do processo de solicitação apresentado junto à farmácia, composto de receituário médico, formulário LME (laudo de medicamentos do componente especializado) cópia de exames e documentos pessoais. Após o deferimento, o paciente é cadastrado e passa a retirar mensalmente o medicamento, sendo que a cada três meses o pedido deve ser renovado.

 

 

A unidade farmacêutica de Pato Branco atende aos municípios de Bom Sucesso do Sul, Itapejara do Oeste, Coronel Vivida, São João, Vitorino, Mariópolis, Clevelândia, Honório Serpa, Mangueirinha, Sulina, Saudade do Iguaçu, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares e Palmas.

 

A nova Farmácia tem 550 metros quadrados e conta com estrutura para armazenar e dispensar medicamentos para os 2,8 mil usuários cadastrados. O investimento na obra foi de R$ 57 mil.