O impasse envolvendo os municípios de Chopinzinho e São João, que disputam uma comunidade, teve um novo capitulo nesta sexta-feira (5). Mais de 50 pessoas, que moram na comunidade de Alto Mirim, estiveram em Chopinzinho reivindicando uma resolução.

Uma audiência pública havia sido marcada para debater o assunto, porém, afirmando a necessidade de cumprir agenda na capital do Estado, o prefeito Álvaro Scolaro solicitou o adiamento do encontro. Mesmo assim, moradores da comunidade acompanhados do prefeito de São João, Altair Gasparetto, e demais autoridades estiveram no município.

O motivo da visita era uma reunião agendada com vereadores Chopinzinhenses, no entanto esses não compareceram e o encontro não aconteceu. A situação revoltou ainda mais os moradores da comunidade que resolveram deslocar até a prefeitura, a fim de exigir uma explicação. O grupo permaneceu no hall de entrada, enquanto uma comissão composta pelo prefeito, vice, presidente da Câmara e represente dos moradores se reuniu com lideranças da administração de Chopinzinho. A reunião, a portas fechadas, durou cerca de uma hora.

Em entrevista à Extra FM, o prefeito de São João, Altair Gasparetto, afirmou que jamais vai desistir da luta. Segundo ele, é de fundamental importância a realização de uma audiência pública para resolver esse impasse. No entanto, adiantou que os moradores da comunidade, hoje legalmente pertencente à Chopinzinho, não aceitam essa condição e querem a todo custo pertencer administrativamente ao município de São João, que inclusive é o responsável pela manutenção das estradas e o custeio da saúde e educação na comunidade. Gasparetto lembrou que a luta é antiga e já foi motivo de várias ações judiciais e debates, mas está na hora de se resolver em definitivo.

O prefeito disse que é necessário debater com a população e formular um projeto que possa ser votado na Assembleia Legislativa. O presidente da Câmara de Vereadores de Chopinzinho, Rogério Pereira dos Santos, também defendeu a realização de audiência pública para resolver o impasse, que já se arrasta a mais de 50 anos.

A chefe de gabinete Josiane Moschen afirmou que o pedido de adiamento da audiência pública não significa que o prefeito Álvaro esteja fugindo da responsabilidade, até por que esse não é um problema iniciado em sua gestão. Segundo ela, nos próximos dias deverá ser agendada a data da audiência pública para debater o assunto.

Alto Mirim

A área disputada entre os municípios é de cerca de 500 hectares e abriga mais de 40 famílias de agricultores. A comunidade é objeto de disputa entre Chopinzinho e São João a mais de 50 anos. A dúvida surgiu nos anos 60 por conta de um erro de demarcação quando da emancipação de São João, que desmembrou de Chopinzinho.

Na época, um plebiscito apontou a vontade dos moradores da comunidade em pertencer ao município de São João, porém um incêndio na Alep destruiu toda documentação e, desde então, o assunto vem sendo debatido. A exemplo do que ocorreu naquela época, atualmente os moradores também exigem pertencer à São João. \um dos fatores é a proximidade entre a comunidade e o perímetro urbano, de pouco mais de 5 Km, enquanto a distância de Chopinzinho é de 25 km.