Por Luiz Carlos Bittencourt e Jorge Teles

 
   A assembleia é um momento em que a igreja do Paraná, representada pelas 18 dioceses do Estado e pela Eparquia Ucraniana, se reúne para um momento de partilha das suas realidades. Os participantes relatam o que está acontecendo em âmbito da renovação paroquial em cada diocese e, além disso, a reunião é um momento de avaliação das atividades do ano de 2012 e de planejamento da programação para 2013 em âmbito Regional.

   Participam desta assembleia os bispos e arcebispos, coordenadores da Ação Evangelizadora, coordenadores regionais de cada pastoral, movimento e organismo, e três representantes por diocese – envolvidos nas coordenações diocesanas ligadas à renovação paroquial.

   A manhã da quinta-feira (28) é dedicada à reunião dos bispos e arcebispos do Regional Sul II da CNBB (Estado do Paraná). No período da tarde, a partir das 14h tem início a assembleia envolvendo todos os participantes, com encerramento previsto para às 13h do domingo (30). O local da XXXIII Assembleia do Povo de Deus é a Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, na capital do Estado.

 

    A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão será representada na Assembleia pelo bispo Dom José Antonio Peruzzo, pelo Pe. Geraldo Macagnan (Coordenador da ação evangelizadora), Pe. Deucir Jorsé Poletti (coordenador do clero) e por Débora Pupo (coordenadora da catequese e da Pastoral da Juventude).