Por Evandro Artuzi com informações da Assessoria
O Instituto Federal do Paraná lançou nesta segunda-feira (10) o Edital 009/2012, que rege o processo de seleção de 90 professores bolsistas para os cursos de qualificação oferecidos pela instituição no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de setembro. Servidores ativos e inativos do IFPR e profissionais externos podem candidatar-se à seleção.

As vagas estão disponíveis nas cidades de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. Os cursos de qualificação para os quais há vagas para professores bolsistas e as áreas de formação exigidas dos candidatos estão descritas no item 2 do Edital 009/2012.

As inscrições devem ser feitas por meio do envio eletrônico dos documentos abaixo relacionados aos endereços de e-mail de cada câmpus, disponíveis no item 4.7 do Edital 009/2012:

a) Currículo Lattes resumido com no máximo 4 laudas;
b) Requerimento de inscrição (Anexo I do Edital 009/2012);
c) Cópia dos comprovantes de titulação;
d) Cópia dos documentos comprobatórios para a análise documental conforme item 6 do Edital 009/2012;
e) No caso de servidor do IFPR, enviar declaração de carga horária exercida semanalmente assinada pela chefia imediata;
f) Comprovante de tempo de serviço na área em que concorre;
g) Plano de Ensino (Anexo II do Edital 009/2012);

Cada candidato poderá realizar até três inscrições, sendo obrigatório o envio da documentação completa para cada inscrição. O processo de seleção será composto por meio de análise dos documentos necessários para inscrição. Serão classificados os 10 candidatos com maior pontuação em cada vaga.

Os resultados serão divulgados no dia 24 de setembro de 2012, no endereço www.ifpr.edu.br/pronatec. Outras informações podem ser consultadas no Edital 009/2012, disponível no site www.ifpr.edu.br/pronatec/editais.

 


Atividades e Remuneração

A carga horária semanal de dedicação ao programa para profissionais que não pertencem ao quadro de servidores ativos e inativos das instituições da Rede Federal de EPTC ficará limitada a 20 horas semanais. Docentes do IFPR terão a caraga horária semanal limitada a 16 horas. A bolsa será equivalente ao valor de R$ 50 por hora (60 minutos).

As atividades dos cursos do PRONATEC do IFPR poderão ocorrer nos três turnos, em qualquer dia da semana, incluindo períodos não previstos no calendário acadêmico do câmpus, inclusive períodos de férias.