O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Ministério do Meio Ambiente, realizou uma operação de fiscalização nas áreas agrícolas no entorno da Estação Ecológica da Mata Preta, em Abelardo Luz, Santa Catarina. O objetivo foi verificar o cumprimento da legislação, que não permite o plantio de soja geneticamente modificada em uma faixa de 500 metros em torno de unidades de conservação. Das 27 áreas fiscalizadas apenas uma apresentou irregularidade com o plantio de soja transgênica.

Técnico do escritório do ICMbio em Palmas, sul do Paraná, avaliaram que os agricultores a cada ano vem ampliando o grau de conscientização e levando em conta a legislação em vigor. No final do mês de fevereiro, a equipe de fiscalização do ICMBio, realizou testes rápidos fornecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA em  27 amostras de soja de lavouras localizadas no entorno da unidade de conservação, que alcança até as margens da PRC 280 na região dos municípios de Clevelândia e Palmas.

No relatório divulgado pelo órgão  “ficou evidente o respeito à legislação por parte dos proprietários do entorno da ESEC Mata Preta: nos 27 plantios fiscalizados, apenas um apresentou soja transgênica”. Na operação realizada em 2011, haviam foram detectados nove lavouras com soja transgênica, caindo para três em 2012 e  apenas uma na fiscalização do mês passado.

Além das fiscalizações, a equipe da ESEC Mata Preta vem divulgando informações aos proprietários de terras, produtores rurais, cooperativas, sindicatos e bancos financiadores com objetivo de conscientizar sobre as áreas onde há proibição de plantio de soja transgênica e sobre a importância da Estação Ecológica Mata Preta.Além disso, os técnicos do ICMBio em Palmas, mantém um serviço de orientações aos agricultores e através  visitas às propriedades indicam as áreas com restrição de plantio de soja transgênica.

Os interessados podem procurar o escritório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio em Palmas-PR,  que está localizado na rua Dr. Bevilaqua nº 863, Centro (próximo ao INSS), ou entre em contato pelo Tel.: 46 3262-5099.